sexta-feira, 7 de maio de 2021

O Deus que nos sustenta.

 JOEL 2-16 Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai as crianças, e os que mamam; saia o noivo da sua recámara, e a noiva do seu aposento. 17 Chorem os sacerdotes, ministros do SENHOR, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a teu povo, ó SENHOR, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que os gentios o dominem; porque diriam entre os povos: Onde está o seu Deus? 18 Então o SENHOR se mostrou zeloso da sua terra, e compadeceu-se do seu povo. 19 E respondeu: “Agora, vou lhes dar CEREAIS, MOSTO e AZEITE; assim vocês comerão e ficarão satisfeitos.

Nunca mais deixarei que os outros povos caçoem de vocês...

 

1.1 — Gerando a provisão material

Muitas pessoas costumam reclamar, dizendo que não podem sustentar sua família porque estão com limitações financeiras.

Elas não crêem que o mesmo Deus que alimentou mais de dois milhões de pessoas, entre elas mulheres e crianças, durante 40 anos no deserto, haverá de prover os meios necessários para alimentar as pessoas de sua familia.

 

1.2 —sustentou Usando corvos

Assim como Deus enviou os corvos para alimentar com carne o profeta Elias no ribeiro de Querite (1 Rs 17.6 E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã; como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro), Querite, que está perto do Jordão

e alimentou o Seu povo no deserto enviando codornizes (Nm 11.31,32),

pode também trazer abundante chuva de bênçãos sobre a nossa vida e suprir as nossas necessidades em todas as áreas.

 

1.4 —Sustentou uma multidão, Multiplicando pães e peixes

Jesus realizou o milagre da multiplicação de pães e de peixes

Sete pães e alguns peixinhos! responderam eles. (Mat 15:34 ) para alimentar quase cinco mil homens no deserto.

Segundo alguns historiadores, contando as mulheres e as crianças, o número de pessoas alimentadas naquele dia foi cerca de 20 mil. E, assim como Ele agiu abençoando de maneira sobrenatural esse povo, também nos abençoará abundantemente  

 

1.5 —sustentou a viúva de Sarepta Usando o Profeta Elias 

Depois que o ribeiro secou, Deus disse a Elias: Levanta-te, e vai a Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente (1 Rs 17.7 E sucedeu que, passados dias, o ribeiro se secou, porque não tinha havido chuva na terra. 8 Então veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo: 9 Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente).’

Aos olhos humanos, essa escolha não parece lógica!

Ele usa as coisas vis deste mundo e as desprezíveis (1 Co 1.28)

para nos abençoar abundantemente.

 

1.6 — Conduzindo-nos por caminhos inimagináveis

Com a história da viúva de Sarepta, aprendemos uma importante lição:

Deus trafega em caminho e sentido muito acima do que pensamos ou imaginamos!

 Deus nos sustenta com o mínimo durante os momentos de dificuldade financeira e escassez.

E age de maneira que não podemos entender, para que nos lembremos de que só por meio de um milagre do Senhor podemos ser sustentados.

1Reis 17-10 Então ele se levantou, e foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou, e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água que beba. 11 E, indo ela a trazê-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me agora também um bocado de pão na tua mão. 12 Porém ela disse: Vive o SENHOR teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos.

II. Alegremo-nos mesmo na escassez, crendo que o Senhor:

 

2.1 — Garante provisão psicoemocional

Quando a sua alma estiver deprimida, lembre-se de que o Deus que consola os abatidos consolará o seu coração nesse momento.

Ele quer renovar as suas forças, sustentando na área psicoemocional

Creia que Ele é o Deus que nos preenche com abundante alegria, uma alegria inesgotável.

 

 Foi residência temporária de Elias (1 Rs 17.13 E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho. 14 Porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra. 15 E ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias. 16 Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou; conforme a palavra do SENHOR, que ele falara pelo ministério de Elias

 

 

Isaías 4:5, 6 A glória de Deus cobrirá e protegerá o seu povo.  De dia, ela será uma sombra, para protegê-los do calor; e, quando vierem as chuvas e as tempestades, será também um abrigo e uma proteção.

É hoje Sarafand — cidade fenícia, entre Tiro e Sidom.

Os cruzados construíram uma capela no reputado sitio da casa da viúva.

Estatística

A depressão é uma doença grave, caracterizada por um estado de desânimo constante, que faz com que a pessoa sinta-se derrotada e perca o prazer pela vida.

Essa enfermidade está entre as quatro mais freqüentes no mundo, e até 2020 poderá ocupar o segundo lugar. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 120 milhões de pessoas sofrem atualmente desse mal.

 A depressão é motivada pelas crises existenciais ou decorrentes de algum fracasso pessoal.

É comum sentirmo-nos fragilizados e tristes quando perdemos um bom emprego, um ente querido, ou quando sofremos algum tipo de injustiça, entretanto a pessoa deprimida também sofre de insônia, perde o apetite e a motivação pela vida.

Vejamos duas pessoas na Bíblia que receberam de Deus a provisão psicoemocional nos momentos de depressão.

 

2.1.1 — O profeta Elias

Ele ficou profundamente deprimido quando foi perseguido pela rainha Jezabel, pois se achava injustiçado, pensando que Deus havia lhe virado o rosto.

Então, foi para o deserto e orou, pedindo a morte (1 Rs 19.4). O profeta não tinha mais motivação pela vida; Deus, então, enviou o Seu anjo para cuidar dele (1 Rs19.5-8), alimentando-o.

 

2.1.2 — O apóstolo Paulo

Além de estar esgotado fisicamente devido aos intensos combates externos, Paulo também estava emocionalmente fragilizado pelos seus medos (2 Co 7.5).

A expressão temores por dentro, nesse versículo, quer dizer insegurança e fragilidade emocional. Mas Deus o alegrou enviando Tito para lhe fazer companhia (2 Co 7.6).

Deus abriu os olhos de Elias dentro da caverna, mostrando que ele não era o único a sofrer perseguição.

Havia, além dele, sete mil varões que não se curvaram diante de Baal (1 Rs 19.18).

Se você pensa que é o único a passar por tribulações, está enganado; perto de você há outros irmãos que também atravessam problemas.

E lembre-se de que o Senhor o libertará, porque Ele é piedoso e protege os simples e abatidos (Si 116.6).

 

2.3 — Concede abundância de alegria

Se você estiver desmotivado devido às circunstâncias saiba que o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã (Sl 30.5).

Lembre-se também do que disse o salmista no Salmo 17.6-8 Esse texto bíblico fortalece a esperança e mostra como Deus cuida de nosso emocional, dá-nos equilíbrio psicológico e vida c

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.