quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Chamado para Deus


Êxodo 2-1 E foi um homem da casa de Levi e casou com uma filha de Levi. 2 E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses. 3 Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pós nos juncos à margem do rio. 4 E sua irmã postou-se de longe, para saber o que lhe havia de acontecer. 5 E a filha de Faraó desceu a lavar-se no rio, e as suas donzelas passeavam, pela margem do rio; e ela viu a arca no meio dos juncos, e enviou a sua criada, que a tomou. 6 E abrindo-a, viu ao menino e eis que o menino chorava; e moveu-se de compaixão dele, e disse: Dos meninos dos hebreus é este. 7 Então disse sua irmã à filha de Faraó: Irei chamar uma ama das hebréias, que crie este menino para ti? 8 E a filha de Faraó disse-lhe: Vai. Foi, pois, a moça, e chamou a mãe do menino. 9 Então lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; eu te darei teu salário. E a mulher tomou o menino, e criou-o. 10 E, quando o menino já era grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou; e chamou-lhe Moisés, e disse: Porque das águas o tenho tirado

Êxodo 3-9 E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem. 10 Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito. 11 Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel? 12 E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte. 13 Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? 14 E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. 15 E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração.
Um grande homem que abaixo de Cristo foi o maior acontecimento no mundo.
Moisés quer dizer TIRADO DA ÁGUA .
Moisés foi a resposta de Deus p. 430 anos de silencio.
A vida dele é dividida em 3 partes.
1- foi criado pelos egípcios e treinado para ser um grande general e vencedor e posteriormente herdar o maior trono do mundo. quase completando seus 40 anos mata um egípcio e foge p/ o deserto. Porque homicídio?
2- mais 40 anos criando ovelhas e cabras no deserto, 40 anos de esquecido, no deserto ele apreende que deserto é lugar de milagres
Ninguém queria o serviço dele, ele era fiel naquilo que fazia.
Deus encontra com ele no deserto com 80 ANOS pessoa fiel
Teve varias experiências com Deus A Sarsa ardente, Deus pede a ele Moisés tira sua sandália porque o lugar q tu pisas santo é, por causa do Egito símbolos do deus RA QUE É O deus do Egito.
De um lado Deus faz minha vontade. D outro Moisés ñ posso
 Ele foi o escritor do pentateuco  ( pen(grego 5) teuchos- rolos)GN,Ex,lev.num.( deut,sig repetição) sl 90, possivelmente livro de Jô que é o livro mais antigo da Biblia. Em apocalipse o cântico de Moisés.
Sobe ao monte Sinai fica 40 dias, Deus disse vc ñ viu a criação do mundo e nao estava lá mais eu vou te revelar.



Antes de Jacó nascer, Deus disse que seria pai de uma nação forte e que seria exaltado acima do seu irmão gêmeo, Esaú (Gênesis 25:23 E o SENHOR lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor).
Com esta promessa, Jacó apenas precisava fazer o que Deus mandava e aguardar o cumprimento das promessas. Mas, como nós também fazemos quando a fé é fraca, Jacó procurava maneiras de ajudar ao Senhor, ou seja, de conseguir o que Deus prometera, mas da sua própria maneira.

Um dia, Jacó aproveitou uma dificuldade que seu irmão enfrentava e negociou uma troca muito favorável para ele: deu uma refeição para Esaú em troca do seu direito de primogenitura, um privilégio enorme nas antigas famílias orientais (Gênesis 25:27-34). Deus já havia prometido que Jacó seria exaltado sobre seu irmão. Não precisava negociar e manipular para ganhar vantagem. Nessa história podemos ver um homem esperto, mas é difícil ver um homem de fé.

Gen. 25- 30 E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom. 31 Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura. 32 E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura? 33 Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó. 34 E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.


O HOMEM CHAMADO JESUS FOI PERSEGUIDO DESDE A SUA INFÂNCIA, PORÉM VENCEU O DIABO:
4.1 — Herodes tentou matá-lo (Mateus 2.13-1 8).
4.2 — O diabo o tentou no deserto (Mateus 4.1-11).


I Coríntios 1:26 - Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. 27 - Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;  28 - E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;  29 - Para que nenhuma carne se glorie perante ele.

Introdução:Quem recebe um chamado de Deus, recebe junto, uma sequência de desafios, quando Deus escolhe uma pessoa, separa também para ser moldado.
Não existe um chamado sem batalhas e duelos espirituais.

Existem alguns pontos que são cruciais e quem tem uma chamada de Deus tem que passar:

1.reconhecer que foi chamado por Deus:

Deus não escolhe ninguém apenas por suas qualidades notórias, e quando Ele chama alguém  muitas vezes aquele a quem Deus escolhe, tem que ser convencido de que realmente foi chamado por Deus, por que a própria pessoa se acha incapaz.

ex: Gideão:
Juízes 6:15 E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.

ex: Moisés:
Êxodo 3:11 - Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?

2. A incredulidade dos outros:

Aquele em que Deus escolhe talvez não seria escolhido por homens, por que Deus não precisa que alguém seja capacitado para que Ele possa usar.Por isso muitas vezes as pessoas que convivem com o escolhido  não consegue acreditar no seu chamado.

ex:Jesus:
Mateus 13:57 - E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, a não ser na sua pátria e na sua casa. 58 - E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles. 56 - E não estão entre nós todas as suas irmãs? De onde lhe veio, pois, tudo isto? 55 - Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas?

ex:Davi:
I Samuel 16:11 Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chama-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui.

3. A inveja:
Chega o tempo em que Deus começa a destacar o seu chamado, e com isso surge a inveja, para muitas pessoas pode ser angustia ver o destacar de alguém que estava do seu lado, a pessoa sente-se ofendido, sabendo que aquele que estava do seu lado,  virou ou vai virar um grande vaso de Deus.

ex: José:
Gênesis 37:11 - Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai porém guardava este negócio no seu coração.

ex: Davi:
I Samuel 18:7 - E as mulheres dançando e cantando se respondiam umas às outras, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém, Davi os seus dez milhares.
8 - Então Saul se indignou muito, e aquela palavra pareceu mal aos seus olhos, e disse: Dez milhares deram a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão só o reino?
9 - E, desde aquele dia em diante, Saul tinha Davi em suspeita.

4. A provação: Aquele a quem muito é dado, também muito lhe é exigido, mas a unção de Deus é maior que a prova, a realização das promessas são mais tremendos que o empecilho que precisamos vencer.

Tiago 1:12 Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.

ex: José
Gênesis 39:20 E o senhor de José o tomou, e o entregou na casa do cárcere, no lugar onde os presos do rei estavam encarcerados; assim esteve ali na casa do cárcere.

5. santificação: A vida de alguém chamado para ser usado,

é completamente diferente, existe uma exigência para que a unção se derrame e para que o chamado seja marcado pelo fogo divino.

Manter a vida separada em todo tempo diante de todos os rumores, levantes e provações é sem dúvida o maior desafio de um chamado.

ex: Daniel:

Daniel 1:8 E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.



Conclusão: Vale a pena ser fiel a Deus e não se desviar do propósito ao qual Ele nos convocou. O realizar de Deus é tremendo, a experiência, no deserto compensa ter que passar por Ele, nos tornamos grandes quando estamos cheios do Espírito Santo. A incredulidade é aniquilada com o cumprimento de Deus. A inveja não atinge, a provação vira uma fábrica de homens poderosos. E as ofertas deste mundo se torna um lixo se comparado com a presença gloriosa obtida na santificação. jesus vive e reina!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.