quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Desperte Para a Vida de Oração. 11-07-2019


Desperte Para a Vida de Oração.  11-07-2019

Mateus 7: 7 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. 8 Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á. 9 E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? 10 E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? 11 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem

Na Índia os mestres sempre dizem: “os tormentos da vida são despertadores que tentam acordar para a vida”. E eles acrescentam: “Aproveite para acordar logo, antes que o próximo despertador comece a tocar.” 

Nestes dias difíceis que vivemos, Deus colocou a nossa disposição um instrumento maravilhoso que é a oração, para que possamos vencer os tormentos da vida ! 

A Oração e Calvário estão interligados:
Jesus orou no Getsêmani – Se for possivel passa de mim este cálice
Jesus orou no Gólgota as sete palavras da cruz.    
 É evidente que a última oração de Cristo na cruz do Calvário, registrada por Lucas, foi: “… Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! …” (Lc 23.46; cf. Sl 31.5 Nas tuas mãos encomendo o meu espírito; tu me redimiste, SENHOR Deus da verdade. ). Entretanto, sua última oração pelos pecadores, momentos antes de morrer[1], foi exatamente esta aqui: “… Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem …” (Lc 23.34)

O caminho para vencer os tormentos da vida:
1)      BATA NA PORTA CERTA. 

( V.7 ) “Disse Jesus : Peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês.” 

Aqui encontramos o segredo que não falha: 

a)    Pedir  CONFIADAMENTE.
Rom. 8:24 Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? 25 Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos. 26 E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
b)   Buscar CUIDADOSAMENTE.
Rom. 8: 27 E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos. 28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30 E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. 31 Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
c)    Bater  INSISTENTEMENTE. 
Rom. 8:  32 Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? 33 Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. 34 Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. 35 Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? 36 Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. 37 Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. 38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, 39 Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor

2) CREIA QUE A RECOMPENSA VIRÁ.
( V. 8 ) “Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate.” 

“A oração não OBRIGA Deus a dar aquilo que você PEDE; mas o PREPARA para receber aquilo que Deus QUER.” 
A RECOMPENSA na Oração, acontece quando PEDIMOS com FÉ .
3) CONQUISTE O MELHOR PRÊMIO . 

( Vs. 9 – 11) “Por acaso algum de vocês, que é pai, será capaz de dar uma pedra ao seu filho, quando ele pede pão? Ou lhe dará uma cobra, quando ele pede um peixe? Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos. Quanto mais o Pai de vocês, que está no céu, dará coisas boas aos que lhe pedirem!.

Deus sempre tem o MELHOR para os FILHOS fiéis !!!


CONCLUSÃO: No calvário Cristo se consolidou definitivamente como único salvador e único intercessor entre os homens e Deus:
Ele intercede por nós! 

“Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.” (Romanos 8:34 ).

Descanse sua vida esta nas maos de Deus


Gênesis 37-2 Estas são as gerações de Jacó. Sendo José de dezessete anos, apascentava as ovelhas com seus irmãos; sendo ainda jovem, andava com os filhos de Bila, e com os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e José trazia más notícias deles a seu pai. 3 E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. 4 Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente.

2 Coríntios 4.16 Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. 17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação,18 não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.  

2 Coríntios 4.16 por isso não desanimamos -17- porque nossa leve e momentânea tribulação 18 não atentando nós para as coisas que não se vem

Paulo está falando não vc por isso não podemos desanimar.
José o jovem que aos seus 17 anos ele ganha de seu pai uma túnica colorida, ele éra o mais amado por seu pai.
 Tempo na vida do escolhido
1° o tempo de curtir a túnica,
CRIA INVEJA NA VIDA DE SEUS IRMÃOS.
ele tinha a vida normal amado por seu pai Jacó, até ganhar a sua túnica.
Aproveite bem a sua túnica,
Deus deu sonho pra José, ele falou 1-1° para seus irmãos, os feixes deles se dobravam diante dele.

Deus mostra que Deus tem sempre coisas maiores para nós
1-2° sonho sol a lua e as estrelas se prostram a ele. Seus irmãos ficaram irados.

2° tempo em que tudo diz q não
José foi vendido como escravo, depois na prisão, depois acediado pela partifona depois volta pra prisão, ele sofreu durante 13 anos Deus começa a mostrar algo para ele, Deus precisou parar José para poder cumprir oq tinha na vida dele

Queridos está igreja tem uma história, se vc vier conversar e conversar comigo te conto as nossa história, não foi do nada q o Senhor nos colocou no altar.
Teve um processo pra que José
Deus deu sonho a faraó, para cumprir o propósito na vida de José.
Talvez as portas de emprego, filhos, casamento guerra familiar ACALMA DEUS ESTA NO CONTROLE
Oq José podia ver dentro da cisterna apenas parede, quem poderia salvar José.

3° tempo de viver oque foi projetado no coração do pai.
Oque nós precisamos entender V.17 nossa leve e momentânea tribulação produz para nós o peso de Glória.
Não atentando para as coisas que se vem pois elas são passageiras.
Queridos se vc não aquentou e desistiu volta entra no processo de Deus para vc viver oq Deus tem pra vc.
Talvez por causa da luta vc cruzou seus braços queridos enquanto vc não entrar no processo de Deus vai persistir o sofrimento.
Talvez até hj vc não se posicionou perante Deus nesta igreja, hoje Deus te trouxe aqui pra te mostrar q ele quer te curar, Deus está no controle, entre no processo de Deus.
Um dia Deus vai te chamar pelo seu nome vai te obrar.
Entre no processo!

José revela os sonhos de faraó e depois ele dá um conselho a faraó, olha oq faraó fala por acasos existiria homem como este ?
José estava esquecido na prisão, o copeiro lembra dele, não se preocupe Deus vai fazer pessoas lembrar de vc, Deus assim como usou faraó para mudar a história de José Deus vai te honrar entre no processo!
José teve 13 anos de luta, para começar a ser honrado.
José morreu aos seus 110 anos. 80 anos governando. Sendo honrado
V17 porque nossa leve e momentânea produz para nós peso de Glória.

Deus está falando sua luta é leve e momentânea VAI passar.
Ei Deus está aqui ti dizendo volta hoje para a posição que Deus requer de vc, viva o projeto de Deus em sua vida, escolha hj sair daqui hj curado, liberto, restaurado, com paz em sua vida e família!
Deus quer tirar esta dúvida sua, tirar esta dor, PR. Estou me sentindo na prisão acalma Deus está no controle.
Se este é o processo pra vc ser honrado acalme Deus está no controle

Como vencer o desânimo


Joao 11-3 Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas. 4 E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.
11 Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono.
14 Então Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto;
20 Ouvindo, pois, Marta que Jesus vinha, saiu-lhe ao encontro; Maria, porém, ficou assentada em casa.


O inimigo tem vindo com  investida contra nossa vida e comunhao com Deus, tudo oq ele mais deseja é te atordoar, causar cansasso excessivo para trazer desanimo
Abrir ate a mao da felicidade para ter paz. Tudo q ele quer ver a pessoa baixar a guarda

Como vencer o desânimo espiritual? A resposta está na Palavra de Deus:

Ef 6:12 “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.”

Dt 25:17-19 “Lembra-te do que fez Amaleque no caminho, quando saías do Egito; como te veio ao encontro no caminho e te atacou na retaguarda todos os desfalecidos que iam após ti, quando estavas abatido e afadigado; e não temeu a Deus.
Quando, pois, o SENHOR, teu Deus, te houver dado sossego de todos os teus inimigos em redor, na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá por herança, para a possuíres, apagarás a memória de Ameleque de debaixo do céu; não te esqueças.”

O desânimo nos deixa frágeis e sujeitos aos ataques traiçoeiros de satanás

2 Cr 15:4-7 “Mas, quando, na sua angústia, eles voltaram ao SENHOR, Deus de Israel, e o buscaram, foi por eles achado. Naqueles tempos, não havia paz nem para os que saíam nem para os que entravam, mas muitas perturbações sobre todos os habitantes daquelas terras. Porque nação contra nação e cidade contra cidade se despedaçavam, pois Deus os conturbou com toda sorte de angústia. Mas sede fortes, e não desfaleçam as vossas mãos, porque a vossa obra terá recompensa.”

Há promessa de vitória para o que busca o SENHOR

Lutar contra o desânimo tem a garantia da vitória:

Sl 34:18 “Perto está o SENHOR dos que tem o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido.”

Quebrantado = debilitado, abatido.

Oprimido = apertado, molestado, afligido.

O abatimento, a aflição, nos fazem necessitados.
Só o SENHOR pode nos suprir; neste texto ele promete estar perto do necessitado.

Is 42:1-9 “Eis aqui o meu servo a quem sustenho; o meu escolhido, em quem a minha alma se compraz; pus sobre ele o meu Espírito, e ele promulgará o direito para os gentios. Não clamará, nem gritará, nem fará ouvir a sua voz na praça. Não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega; em verdade, promulgará o direito. Não desanimará, nem se quebrará até que ponha na terra o direito; e as terras do mar aguardarão a sua doutrina. Assim diz Deus, o SENHOR, que criou os céus e os estendeu, formou a terra e a tudo quanto produz; que dá fôlego de vida ao povo que nela está e o espírito aos que andam nela. Eu, o SENHOR, te chamei em justiça, tomar-te-ei pela mão, e te guardarei, e te farei mediador da aliança com o povo e luz para os gentios; para abrires os olhos aos cegos, para tirares da prisão o cativo e do cárcere, os que jazem em trevas. Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura. Eis que as primeiras predições já se cumpriram, e novas coisas eu vos anuncio; e, antes que sucedam, eu vo-las farei ouvir.”

Vers.3 na Linguagem de Hoje “Não esmagará um galho que está quebrado, nem apagará a luz que já está fraca. Com toda a dedicação, ele anunciará a minha vontade.”

O SENHOR nos escolheu e não quer que desanimemos até que se estabeleça o seu reino na terra.

2 Co 4:1;8;16

1 – “Pelo que, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos;”

8 – “Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados;”

16 – “Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia.”

2 Co 7:6 “Porém Deus, que conforta os abatidos, nos consolou com a chegada de Tito;”

Cl 3:21 “Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquemdesanimados.”

Não sejamos nós a causa do desânimo dos nossos filhos!

1 Ts 5:14 “Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos.”

O ânimo vem do SENHOR!

2 Cr 32:8 “Com ele está o braço de carne, mas conosco, o SENHOR, nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear nossas guerras. O povo cobrou ânimo com as palavras de Ezequias, rei de Judá.”

Sl 27:14 “Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo SENHOR.

Mc 10:49 “Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama.”

Foi o SENHOR que nos chamou, devemos nos alegrar !

Jo 16:33 “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.”

Jesus foi o nosso modelo, é ele que nos anima a continuar lutando!

At 27:22,25,36

22-“Mas, já agora, vos aconselho bom ânimo, porque nenhuma vida se perderá de entre vós, mas somente o navio.”

25-“Portanto, senhores, tende bom ânimo ! Pois eu confio em Deus que sucederá do modo por que me foi dito.”

36-“Todos cobraram ânimo e se puseram também a comer.”

Repare que após a palavra de Deus, até os incrédulos se animaram

Colocando Deus em primeiro lugar


23-06-2019 domingo

Em Mt 6:24-34 está escrito:  24-“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a DEUS e às riquezas. 25- Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?

26-Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? 27- Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado (45-50 centímetros) ao curso da sua vida? 28- E porque andais ansiosos quanto ao vestuário?

Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se DEUS veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.”

No versículo 24 Jesus adverte que não se pode servir dois senhores, mas especifica quem são: DEUS, riquezas.

 Posso pensar que por não ser rico, não tenho riquezas,

mas se avaliar os meus “bens”, aquilo que possuo,
aquilo que planejo possuir, então descubro várias coisas que tem um valor especial para mim.

O meu problema é o tempo que eu dedico a essas coisas, o meu trabalho para conquistá-las, pois enquanto gasto tempo com aquilo que me agrada, DEUS nosso SENHOR é colocado em segundo plano, deixa de ocupar o primeiro lugar.
Salmo 23          O Senhor é o meu pastor

“O Senhor é o meu pastor,” Salmos 23:1
Davi revela aqui “o segredo” do sucesso do seu reinado.
Ele foi o chefe do maior reino que Israel já teve.
O próprio messias seria conhecido como “o filho de Davi“.

Estes versos falam da felicidade daqueles que aceitam a liderança divina em suas vidas.

O salmista era rei, porém se coloca como apenas uma ovelha do rebanho do supremo pastor.
É um exemplo de humildade e de submissão à vontade de Deus.

É também uma referência profética futurística que viria a se cumprir centenas de anos depois, em Jesus, que aludindo a este Salmo,
o Mestre se declara como o Bom Pastor.

No versículo 25, JESUS diz para não andarmos ansiosos, preocupados com comida, bebida, roupas.
No versículo 26, nos manda observar as aves e fala em DEUS como um PAI. “… vosso Pai celeste as sustenta…”

Nada me faltará
“nada me faltará.” Salmos 23:1
Jesus certa vez ilustrou o carinho e o cuidado do Pai em prover e atender todas as necessidadesmateriais dos seus discípulos.
Ele tem cuidado de nós, e reforça que devemos estar constantemente na sua dependência, confiando na sua providência.

“Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?” Mateus 6:26


No versículo 32  JESUS declara que os gentios, aqueles que não conhecem a DEUS, é que procuram todas estas coisas;
ELE diz que nosso Pai celeste sabe que necessitamos de todas elas.
É como cantamos: “ a cada manhã …”

Nós não somos como os gentios, nós devemos buscar em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça.
É o que JESUS ensina no verso 33 e todas estas coisas nos serão acrescentadas.

Salmo 23: Ele Me Faz Repousar em Pastos Verdejantes.
Deitar-me faz em verdes pastos

“Deitar-me faz em verdes pastos” Salmos 23:2
A Judeia e Samaria, estão em uma região tropical, onde praticamente predominam duas estações,
o inverno, a estação das chuvas que vai de novembro a abril, e o verão,
 período da seca, que vai de maio a outubro.

Nos primeiros dias de abril, a vegetação recente, oferece um espetáculo maravilhoso, um esplendor verde, um tipo de mosaico multicolorido, excelente para a pastagem dos rebanhos.

Porém, a medida que o verão e o calor do sol se tornam mais intensos, o verdor e as flores secam, tornando muito mais difícil de se encontrar um local com alimento suficiente para as ovelhas.

Isto obriga os pastores seguirem em uma cansativa peregrinaçãoem busca de pastos verdes.

Mas Davi afirma que o Senhor o convida a descansar em pastos verdejantes.
Jesus nos ensina que Ele possui em abundância o alimento que suas ovelhas necessitam.
Aquele que for a Jesus, achará pastagens durante todo o ano.
Mesmo que o mundo esteja no período de seca espiritual, nós entraremos no repouso de Jesus.
O Mestre tem o alimento espiritual que sacia a nossa fome. As suas palavras são espírito e vida, o verdadeiro pão que desceu do céu.

“Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.” João 10:9

Buscar o seu reino e a sua justiça em primeiro lugar é buscar o SENHOR em primeiro lugar.
Guia-me mansamente a águas tranqüilas
“guia-me mansamente a águas tranqüilas.” Salmos 23:2
As ovelhas são naturalmente animais muito inquietos.
Qualquer perturbação as assusta, não conseguem deitar-se se não sentirem que estão totalmente seguras.
As ovelhas também têm receio dos rios caudalosos e turbulentos.

Mas em Jesus, elas podem estar sossegadas, pois o Senhor as suprirá com águas tranquilas.
Um ribeiro cristalino de águas calmas passa a correr no interior daqueles que são tocados pelo Espírito de Deus.

A palavra é a água que mata a nossa sede espiritual, formando em nós uma fonte de águas vivas, que jorra para a vida eterna.

“Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.” João 4:14
Estas são as águas que transformam o homem em sua estrutura e em seu caráter. Por essas águas nasce uma nova criatura. São águas que libertam, que lavam de todo pecado e tornam nossas vestiduras
“mais brancas que a neve”.

Mt 22 : 37-40 também diz:
“ … Amarás o Senhor, teu DEUS, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os Profetas.”

DEUS, nosso PAI, nos quer bem próximos DELE e estaremos assim obedecendo a sua palavra.

Se fossemos desafiados agora a escrever, rapidamente:

Eu honro ao SENHOR porque amo ao meu marido agindo assim, assim e assim.
Eu honro ao SENHOR porque amo a minha esposa agindo assim, assim e assim.
Eu honro ao SENHOR porque obedeço e considero meus pais assim, assim e assim. Etc., etc.

Que experimentemos a presença de DEUS conforme a palavra do livro de Crônicas. 2CR 16 : 9 “ Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele; …”


“O Senhor é o meu Pastor”, lindas e sábias palavras, cuja beleza ímpar, parece nos arrebatar juntamente com o autor, a viajar pelos campos verdes e os ribeiros cristalinos do antigo Israel.

O Salmo 23, escrito em uma linguagem poética, traz em seus versos, significados profundos sobre o zelo do Senhor, para com seus servos.

Este texto foi escrito pelo rei Davi, que foi pastor em sua juventude. Davi estava cuidando de suas ovelhas quando o profeta Samuel foi à casa de seu pai Jessé, para ungir um novo rei.
Vamos ver neste estudo os pontos mais importantes do Salmo 23, onde a cada versículo, procuramos comentar a principal mensagem que o salmista nos deixou como ensinamentos de verdades espirituais valiosíssimas para os nossos dias.

Refrigera a minha alma

“Refrigera a minha alma;” Salmos 23:3
A Judeia e Samaria é de extensão relativamente pequena, entretanto, o seu clima é extremamente variado, dependendo da localidade em que se encontramos.

Há a zona tropical do baixo Jordão, com altas temperaturas, a região desértica que contrasta com a marítima e vice-versa.

E na região da alta Galileia, que também é tropical, com calor intenso, em determinado horário, o sol é tão escaldante, o clima fica tão abafado, que fica difícil até de seus habitantes se alimentarem.

Porém quando o vento do norte sopra mais forte, traz um refrigério, um sopro de frescor que vem do monte Hermom.

O monte Hermom fica no norte de Israel e há em seu cume uma grande quantidade de neve, que quando há vento, ajuda a trazer este refrigério, amenizando a temperatura da região.

“Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.” Salmos 133:1“Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre.” Salmos 133:3
E muitas vezes as circunstancialidades da nossa existência parecem atuar de forma semelhante, onde o calor dos acontecimentos, faz com que nos sintamos abafados e cansados com tantas coisas.

Temos dificuldades até para buscar o alimento espiritual.

Mas nestes momentos, o Espírito do Senhor vem como uma brisa suave, que desce do alto, e refrigera a nossa alma, e renova as nossas forças, nos capacita a continuarmos a caminhada pelos seus caminhos.

Guia-me pelas veredas da justiça

“guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.” Salmos 23:3
Guiar as ovelhas era uma das funções do pastor.

E nos campos de Israel, os pastores buscavam passagens que facilitassem a condução do seu rebanho, sem que suas ovelhas se desviassem pelos mais diversos caminhos.

As veredas são passagens estreitas entre a vegetação, onde não há espaço para desviar-se nem para a direita, nem para a esquerda.

É um caminho reto, onde as ovelhas podem percorrer com segurança, seguindo sempre pra frente, até chegar ao aprisco, sob a liderança e a proteção do pastor.

E o Senhor nos convida e trilhar pelo caminho da retidão e da justiça. O caminho que leva a Deus realmente é estreito, não se pode olhar para os lados, é preciso prosseguir em direção ao alvo, que é Jesus.

“E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.” Mateus 7:14
E o supremo Pastor nos revela que Ele mesmo é o caminho, pelo qual devemos viver e caminhar.

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14:6

Guia-me Pelas Veredas da Justiça, o Salmo 23.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte

“Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo;” Salmos 23:4
Há em Israel um vale profundo e íngreme, onde a luz só consegue atingir a sua base quando o sol está em toda a sua força, ao meio dia.
Após esse horário, faz se sombra durante o restante do dia.

Certamente Davi conheceu este vale em suas peregrinações com suas ovelhas, pela Judeia e Samaria. Vales são o extremo contrário de montes. Montes são lugares altos, falam de vitórias. Vales porém, são lugares baixosque ficam entre os montes.

Vales falam de dificuldades, tempos de sofrimentos, de angústias. Em nossa caminhada por este mundo, podemos enfrentar situações e circunstâncias difíceis de se resolver. Muitos problemas de diversas naturezas podem chegar até nós.

Tu estás comigo

Davi também passou por momentos difíceis de se suportar. Envolvido em combates, perseguido por seus inimigos. Mas ele soube superar estes momentos, porque depositava em Deus a sua confiança.

Davi sabia que os vales ficavam entre montanhas. Depois de passar por um lugar profundo, pela depressão ou tristeza, Deus o levaria a um lugar alto, onde a alegria do Senhor se faz presente.

Jesus nos deixou semelhante ensinamento. Ainda que passemos pela dor ou tristeza, o Bom Pastor estará conosco, para nos consolar e proteger o nosso coração, nas horas mais difíceis e angustiantes.

“no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” João 16:33
A tua vara e o teu cajado me consolam

“a tua vara e o teu cajado me consolam.” Salmos 23:4
A vara e o cajado eram ferramentas do pastor para resgatar, proteger e guiar as ovelhas. A vara servia para proteger as ovelhas dos animais ferozes e dos ladrões.

O cajado era usado para erguer uma ovelha pelo corpo ou pelas pernas, quando esta ficava presa entre pedras.

Estas ferramentas eram símbolo do zelo amoroso do Senhor, que está em uma vigília constante ao nosso lado, levando-nos para a segurança da sua presença.

E o supremo Pastor deixou a sua glória para resgatar as ovelhas perdidas do seu rebanho. O seu cajado, a sua palavra, está pronto a nos erguer para nos livrar da armadilha e da prisão do pecado.

“A perdida buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer, e a quebrada ligarei, e a enferma fortalecerei;” Ezequiel 34:16
Uma mesa perante mim

“Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos,” Salmos 23:5
Davi confiava que a providência de Deus era tão grande, que os seus inimigos não conseguiriam vencê-lo, e que eles veriam mais adiante a benção do Senhor visível em sua vida.

Esta palavra também era profética, e anuncia ainda hoje a vinda do Messias Jesus, quando todos o verão, até aqueles que o transpassaram na cruz.

“e olharão para mim, a quem traspassaram; e pranteá-lo-ão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito.” Zacarias 12:10
Neste dia, todos os seus inimigos verão o Senhor regozijante com suas ovelhas, em um grande banquete. Mas eles não poderão entrar e prantearão eternamente.

Unges minha cabeça com óleo

“unges a minha cabeça com óleo,” Salmos 23:5
Era costume no antigo oriente, no meio da refeição, o anfitrião ungia a cabeça do convidado de honra, com uma gota de óleo perfumado. O óleo também simboliza o Espírito Santo.

Deus mostra que somos seus convidados especiais para o seu banquete, as bodas do cordeiro.

E o Senhor nos ungiu e nos perfumou com o seu Espírito. O óleo precioso que desce sobre nossas cabeças, penetrando nas nossas mentes, perfumando o nosso entendimento, chegando até a nossa alma.

Bendito é aquele que recebe essa unção sobre a sua vida.

“É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.” Salmos 133:2
O meu cálice transborda

“o meu cálice transborda.” Salmos 23:5
Durante a refeição, de uma maneira geral, o cálice simbolizava a alegria. E a unção do Espírito Santo, traz uma alegria que transborda o nosso ser.

É a alegria da salvação, do reencontro com aquele que é o autor da nossa vida, da volta ao nosso Pai celeste.

Jesus afirmou que há uma festa no Céu quando um pecador se arrepende. O cálice da alegria da salvação transborda, há abundância de alegria quando somos alcançados por tão sublime e imerecido perdão.

“Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende,” Lucas 15:7
A bondade e a misericórdia do Senhor me seguirão

“Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida;” Salmos 23:6
O verbo [seguir] tem aqui o mesmo sentido, no original hebraico, da palavra utilizada para descrever o ato de caçar de um animal selvagem.

Quando o Senhor é o nosso Pastor, ao invés de sermos perseguidos por feras selvagens, somos seguidos pela bondade e pela misericórdia, que descrevem o amor leal de Deus.

Habitarei na casa do Senhor

“e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.” Salmos 23:6
Mais do que uma promessa terrena e material, esta palavra também é uma profecia do Reino eterno do nosso Senhor Jesus, em cuja presença estaremos para sempre, usufruindo das suas promessas e de suas bençãos, vivendo eternamente com Ele.

Chamado para Deus


Êxodo 2-1 E foi um homem da casa de Levi e casou com uma filha de Levi. 2 E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses. 3 Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pós nos juncos à margem do rio. 4 E sua irmã postou-se de longe, para saber o que lhe havia de acontecer. 5 E a filha de Faraó desceu a lavar-se no rio, e as suas donzelas passeavam, pela margem do rio; e ela viu a arca no meio dos juncos, e enviou a sua criada, que a tomou. 6 E abrindo-a, viu ao menino e eis que o menino chorava; e moveu-se de compaixão dele, e disse: Dos meninos dos hebreus é este. 7 Então disse sua irmã à filha de Faraó: Irei chamar uma ama das hebréias, que crie este menino para ti? 8 E a filha de Faraó disse-lhe: Vai. Foi, pois, a moça, e chamou a mãe do menino. 9 Então lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; eu te darei teu salário. E a mulher tomou o menino, e criou-o. 10 E, quando o menino já era grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou; e chamou-lhe Moisés, e disse: Porque das águas o tenho tirado

Êxodo 3-9 E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem. 10 Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito. 11 Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel? 12 E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte. 13 Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? 14 E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. 15 E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração.
Um grande homem que abaixo de Cristo foi o maior acontecimento no mundo.
Moisés quer dizer TIRADO DA ÁGUA .
Moisés foi a resposta de Deus p. 430 anos de silencio.
A vida dele é dividida em 3 partes.
1- foi criado pelos egípcios e treinado para ser um grande general e vencedor e posteriormente herdar o maior trono do mundo. quase completando seus 40 anos mata um egípcio e foge p/ o deserto. Porque homicídio?
2- mais 40 anos criando ovelhas e cabras no deserto, 40 anos de esquecido, no deserto ele apreende que deserto é lugar de milagres
Ninguém queria o serviço dele, ele era fiel naquilo que fazia.
Deus encontra com ele no deserto com 80 ANOS pessoa fiel
Teve varias experiências com Deus A Sarsa ardente, Deus pede a ele Moisés tira sua sandália porque o lugar q tu pisas santo é, por causa do Egito símbolos do deus RA QUE É O deus do Egito.
De um lado Deus faz minha vontade. D outro Moisés ñ posso
 Ele foi o escritor do pentateuco  ( pen(grego 5) teuchos- rolos)GN,Ex,lev.num.( deut,sig repetição) sl 90, possivelmente livro de Jô que é o livro mais antigo da Biblia. Em apocalipse o cântico de Moisés.
Sobe ao monte Sinai fica 40 dias, Deus disse vc ñ viu a criação do mundo e nao estava lá mais eu vou te revelar.



Antes de Jacó nascer, Deus disse que seria pai de uma nação forte e que seria exaltado acima do seu irmão gêmeo, Esaú (Gênesis 25:23 E o SENHOR lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor).
Com esta promessa, Jacó apenas precisava fazer o que Deus mandava e aguardar o cumprimento das promessas. Mas, como nós também fazemos quando a fé é fraca, Jacó procurava maneiras de ajudar ao Senhor, ou seja, de conseguir o que Deus prometera, mas da sua própria maneira.

Um dia, Jacó aproveitou uma dificuldade que seu irmão enfrentava e negociou uma troca muito favorável para ele: deu uma refeição para Esaú em troca do seu direito de primogenitura, um privilégio enorme nas antigas famílias orientais (Gênesis 25:27-34). Deus já havia prometido que Jacó seria exaltado sobre seu irmão. Não precisava negociar e manipular para ganhar vantagem. Nessa história podemos ver um homem esperto, mas é difícil ver um homem de fé.

Gen. 25- 30 E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom. 31 Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura. 32 E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura? 33 Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó. 34 E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.


O HOMEM CHAMADO JESUS FOI PERSEGUIDO DESDE A SUA INFÂNCIA, PORÉM VENCEU O DIABO:
4.1 — Herodes tentou matá-lo (Mateus 2.13-1 8).
4.2 — O diabo o tentou no deserto (Mateus 4.1-11).


I Coríntios 1:26 - Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. 27 - Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;  28 - E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;  29 - Para que nenhuma carne se glorie perante ele.

Introdução:Quem recebe um chamado de Deus, recebe junto, uma sequência de desafios, quando Deus escolhe uma pessoa, separa também para ser moldado.
Não existe um chamado sem batalhas e duelos espirituais.

Existem alguns pontos que são cruciais e quem tem uma chamada de Deus tem que passar:

1.reconhecer que foi chamado por Deus:

Deus não escolhe ninguém apenas por suas qualidades notórias, e quando Ele chama alguém  muitas vezes aquele a quem Deus escolhe, tem que ser convencido de que realmente foi chamado por Deus, por que a própria pessoa se acha incapaz.

ex: Gideão:
Juízes 6:15 E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.

ex: Moisés:
Êxodo 3:11 - Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?

2. A incredulidade dos outros:

Aquele em que Deus escolhe talvez não seria escolhido por homens, por que Deus não precisa que alguém seja capacitado para que Ele possa usar.Por isso muitas vezes as pessoas que convivem com o escolhido  não consegue acreditar no seu chamado.

ex:Jesus:
Mateus 13:57 - E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, a não ser na sua pátria e na sua casa. 58 - E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles. 56 - E não estão entre nós todas as suas irmãs? De onde lhe veio, pois, tudo isto? 55 - Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas?

ex:Davi:
I Samuel 16:11 Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chama-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui.

3. A inveja:
Chega o tempo em que Deus começa a destacar o seu chamado, e com isso surge a inveja, para muitas pessoas pode ser angustia ver o destacar de alguém que estava do seu lado, a pessoa sente-se ofendido, sabendo que aquele que estava do seu lado,  virou ou vai virar um grande vaso de Deus.

ex: José:
Gênesis 37:11 - Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai porém guardava este negócio no seu coração.

ex: Davi:
I Samuel 18:7 - E as mulheres dançando e cantando se respondiam umas às outras, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém, Davi os seus dez milhares.
8 - Então Saul se indignou muito, e aquela palavra pareceu mal aos seus olhos, e disse: Dez milhares deram a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão só o reino?
9 - E, desde aquele dia em diante, Saul tinha Davi em suspeita.

4. A provação: Aquele a quem muito é dado, também muito lhe é exigido, mas a unção de Deus é maior que a prova, a realização das promessas são mais tremendos que o empecilho que precisamos vencer.

Tiago 1:12 Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.

ex: José
Gênesis 39:20 E o senhor de José o tomou, e o entregou na casa do cárcere, no lugar onde os presos do rei estavam encarcerados; assim esteve ali na casa do cárcere.

5. santificação: A vida de alguém chamado para ser usado,

é completamente diferente, existe uma exigência para que a unção se derrame e para que o chamado seja marcado pelo fogo divino.

Manter a vida separada em todo tempo diante de todos os rumores, levantes e provações é sem dúvida o maior desafio de um chamado.

ex: Daniel:

Daniel 1:8 E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.



Conclusão: Vale a pena ser fiel a Deus e não se desviar do propósito ao qual Ele nos convocou. O realizar de Deus é tremendo, a experiência, no deserto compensa ter que passar por Ele, nos tornamos grandes quando estamos cheios do Espírito Santo. A incredulidade é aniquilada com o cumprimento de Deus. A inveja não atinge, a provação vira uma fábrica de homens poderosos. E as ofertas deste mundo se torna um lixo se comparado com a presença gloriosa obtida na santificação. jesus vive e reina!!!!