segunda-feira, 18 de junho de 2012

SEJA UM BOM MORDOMO, UM EXEMPLAR OBREIRO E UM PRÓSPERO LIDER DE DEUS


SEJA UM BOM MORDOMO, UM EXEMPLAR OBREIRO E UM PRÓSPERO LIDER DE DEUS
Deus criou o homem para ser um grande administrador, um empreendedor próspero, conduzindo muito bem todas as coisas.

Todos nós nascemos com este potencial.

O decreto divino que nos assegura isto está em:

Gênesis 1:28  Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.
Gênesis 1:29  Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento.
Gênesis 1:30  E a todos os animais da terra, a todas as aves do céu e a todo ser vivente que se arrasta sobre a terra, tenho dado todas as ervas verdes como mantimento. E assim foi.
Gênesis 1:31  E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto.

O pecado corrompeu tudo.
O pecado no coração do homem faz com que ele tente vitórias, mas sempre veja prejuízo, fracasso, desânimo, destruição.
O pecado na cultura dos homens faz com que um povo se acostume com padrões medíocres de vida letárgica e não estude, não tenha visão ampliada, não ouse...

A falta de estudo, de experiências de excelência, integridade e frutos duradouros, corrompe geração após geração.

Oseias 4:6  O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.
Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.


Presbítero, ancião, episcopado, pastoreio, liderança!

Apesar destas palavras estarem diretamente ligadas à liderança eclesiástica, a Bíblia nos revela padrões divinos de liderança, ao mencionar estas funções em diversas circunstâncias. Estes padrões de excelência em liderança se aplicam a todos os níveis de atuação do ser humana como um administrador.
Em todo o tempo precisamos administrar algo.
Precisamos administrar nosso tempo, nossa vida pessoal, nosso armário, nossas finanças, nossa família, emprego, atividades e etc.

Se não tivermos o padrão de Deus para a administração geral de todas as coisas, então fracassaremos.
Isto é o que acontece com muitos.
Embora haja um decreto de Deus, estabelecendo sobre todos nós a benção da liderança em excelência e frutos, muitos nascem em um lar onde não há investimento na Palavra, no temor do Senhor, e até mesmo nos estudos, na visão corajosa da vida.

Muitos estão presos a uma mentalidade limitada, sem futuro, reclamante.
Muitos aprenderam que não há possibilidades, o fracasso é normal, a expansão depende só de dinheiro, e muito dinheiro, não há gente pra dar uma força...
A vida letárgica e cheia de murmurações se torna normal.

É uma atuação maligna tentando neutralizar o decreto divino.

Deus nos mostra, através do apóstolo Paulo, que:

01. Quando decidimos romper os bloqueios da mente, cultura e mundo espiritual, para assumirmos nossa posição de líderes eficazes, o Senhor nos abençoa.

Excelente obra deseja!

1 Timóteo 3:1  Fiel é esta palavra: Se alguém aspira ao episcopado, excelente obra deseja.

Mas é necessário:
Fidelidade, excelência, dedicação, integridade na vida familiar.

1 Timóteo 3:2  É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto para ensinar;

Mas é necessário:
Uma vida sem fantasias com os prazeres desta terra, isto é, “não dado ao vinho”. Manso, humilde, sensato, inteligente, moderado...

1 Timóteo 3:3  não dado ao vinho, não espancador, mas moderado, inimigo de contendas, não ganancioso;

Mas é necessário:
Buscar aprender a cuidar dos filhos, educa-los no temor do Senhor, administrar bem as necessidades diárias da casa, estudar para ter um melhor emprego, melhores rendas...

1 Timóteo 3:4  que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com todo o respeito
1 Timóteo 3:5  (pois, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?);


Mas é necessário:
Humilde, estudioso, dedicado, aprendiz, discípulo, desejoso de sempre aprender mais e crescer...

1 Timóteo 3:6  não neófito, para que não se ensoberbeça e venha a cair na condenação do Diabo.

Mas é necessário:
Frutos bonitos que brilham como um testemunho silencioso inegável.

1 Timóteo 3:7  Também é necessário que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em opróbrio, e no laço do Diabo.
Mas é necessário:
Ser sábio no falar. Prudente para aguardar, até poder falar somente aquilo que vai realmente edificar.

1 Timóteo 3:8  Da mesma forma os diáconos sejam sérios, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância,
Mas é necessário:
Revelar direção do Espírito Santo, com uma vida no centro da vontade divina.

1 Timóteo 3:9  guardando o mistério da fé numa consciência pura.

Mas é necessário:
Experiências reais com Deus, com o sobrenatural do mover do Espírito Santo.

1 Timóteo 3:10  E também estes sejam primeiro provados, depois exercitem o diaconato, se forem irrepreensíveis.

1 Timóteo 3:11  Da mesma sorte as mulheres sejam sérias, não maldizentes, temperantes, e fiéis em tudo.
1 Timóteo 3:12  Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas.
1 Timóteo 3:13  Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si um lugar honroso e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.

Veja então o que o texto bíblico nos mostra que precisamos ter e ser, a fim de nos tornarmos bons administradores, como Deus nos designou:

01 – SÉRIOS, COMPROMETIDOS
O diácono, aquele que vai servir, cuidar de algo, deve ser reconhecidamente uma pessoa que cresce espiritualmente, manifestando Frutos do Espírito, envolvido e compromissado em servir e adorar ao Senhor como prioridade da sua vida. Esta deve ser uma realidade testemunhada tanto no meio da comunidade, com em casa ou em qualquer outro lugar.

02 – SÁBIOS E IDÔNEOS NO FALAR
O líder, pai, marido, mãe, esposa, chefe, responsável, diácono, pastor, governante, deve ser uma pessoa de moderação e sabedoria no falar. Não pode viver em costumes, manias e ações pertinentes a cobiçosos, gananciosos, displicentes, interesseiros em prazeres fúteis.

03 – NÃO DADO AO VINHO, aos prazeres e expectativas enganosos da terra
Todos nós precisamos ser uma pessoa que caminha e cresce na dimensão da fé, com a mente, os pensamentos, guiados pelo Espírito Santo, que gera uma consciência pura e santa. Não podemos ser levados por todos os prazeres deste mundo, os atrativos da mídia, do comércio, dos desejos carnais, materiais, passageiros.

04 - COM EXPERIÊNCIAS PROFUNDAS COM O ESPÍRITO SANTO
Se vamos liderar algo, mesmo que seja nosso quarto, nossas finanças pessoais, o casamento, os filhos ou a igreja, precisamos ser primeiramente provados, isto é, ter os frutos visíveis que atestam as qualidades e virtudes de Deus para o serviço, serão e que são identificados naturalmente.

05 - COM UM TESTEMUNHO VISÍVEL E SÓLIDO
Todos nós podemos ser aprovados.
Isto significa que liderança não se trata de um título concedido ou um status adquirido, mas uma função atribuída enquanto permanecemos fiéis à visão bíblica, ao chamado específico do Senhor, em coerência com todos os itens acima já mencionados.

06 – INTEGRIDADE, IDONEIDADE, FAMÍLIA, SABEDORIA
Os que governam algo precisam ter uma esposa que o acompanha no ministério e em todas as características pessoais descritas pela Palavra de Deus. Uma ajudadora.
Pessoas que estão sempre envolvidas em conflitos, contendas, falatórios, atitudes e obras infrutuosas, não conseguem liderar bem. Precisamos ser, com o cônjuge, um referencial de discípulos em crescimento e sabedoria.

07 - TESTEMUNHO DIANTE DA SOCIEDADE, DA PRESENÇA E OBRA DE DEUS
Todos nós precisamos ter um bom testemunho na sociedade.
Mesmo que já tenha ocorrido problemas envolvendo finanças, relacionamentos ou qualquer outra questão, é necessário que haja um testemunho inegável de transformação e nova vida.
Nós representamos o Corpo de Cristo na terra, estamos sempre em um lugar de muita visibilidade, as pessoas estão à nossa volta recebendo as informações de tudo o que fazemos, como vivemos, e precisamos servir com unção, graça e autoridade.

08 - HOMEM DE ALIANÇA
O diácono precisa ser marido de uma só mulher, demonstrando o Princípio inegociável de aliança, fidelidade e família.
Um verdadeiro líder, mesmo que de um pequeno departamento em uma simples empresa, funcionário ou dono, precisa ser uma pessoa de alianças, de fidelidade em tudo, com todos.

09 - BOM GOVERNADOR, BOM ADMINISTRADOR
Um bom líder, um bom administrador, precisa ter um testemunho de boa condução de sua família. O bom governo em casa testemunha virtudes cristãs e autoridade para ensinar, exortar, e conduzir a outros.
Muitos que receberam a vida de Cristo depois de já terem formado sua família, podem ainda ter os filhos fora do Reino, mas o testemunho e a ordenação diária e contínua de todas as coisas deve fazer parte da nova vida em Cristo, agora como bons administradores do lar.

10 - BOM MORDOMO DAS FINANÇAS
Os bispo, diáconos, líderes, da Igreja ou da família, como testemunho de bons administradores da casa, precisam ter suas finanças em ordem.
A provisão de Deus, fruto da caminhada de fé e obediência será um sinal visível do governo de Jesus em sua vida, para governar bem também as questões e serviços da igreja local.


Deus nos deixou um decreto claro, uma direção precisa para nossa vida na terra.
Fomos capacitados por Ele para sermos bons administradores, crescendo, frutificando, florescendo.
Se em alguma área da nossa vida não estamos vivenciando esta verdade, podemos correr para o altar do Senhor e pedir revelação, direção, iluminação.
Ele nos mostrará quais as coisas da nossa vida pessoal, familiar, profissional, ministerial, que estão fora do padrão divino.

Nos colocarmos no centro da Sua vontade é o segredo para o resgate do propósito de Deus em nos fazer cada dia mais prósperos nesta terra.

Não estamos buscando prosperidade no sentido de ter dinheiro.
Ser próspero é simplesmente viver tudo aquilo que Deus planejou para cada um de nós e nossa família!

Eu quero abençoar sua vida.
Quem deseja ser um presbítero, um líder, quem deseja se organizar para liderar bem, excelente coisa deseja, diz o Senhor Deus!
Portanto, deseje!
Se desejamos, então nos aprofundemos no estudo da Palavra e na prática dos mandamentos, princípios, verdades de Deus.

Não há como não crescermos, vencermos, prosperarmos, e ainda deixarmos para nossos filhos, nossos discípulos, um caminho aplanado, para maiores vitórias ainda.
A cada geração, veremos crescimento e vitórias de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.