CAPÍTULO 1
ESBOÇO DA DOUTRINA CRISTÃ ( BÍBLIA VIDA NOVA)
A TRI - UNIDADE DE DEUS
UNIDADE E TRINDADE
"HÁ UM SÓ DEUS " (I TM 2 : 5). É ESSE O ENSINO INEQUÍVOCO DE TODA A BÍBLIA. UMA DAS VERDADES SALIENTADAS PELO ANTIGO TESTAMENTO E NA HISTÓRIA DE ISRAEL É QUE O SENHOR (JEOVÁ) É UM E QUE ALÉM DELE NÃO EXISTE OUTRO, SENDO FALSOS OS PRETENSOS DEUSES DOS PAGÃOS
(DEUT 6 :4; JR 5 : 7).
ESSE DEUS UNO, ENTRETANTO, NO ANTIGO TESTAMENTO JÁ FALA DE SI MESMO NO PLURAL
(GN 1 : 26; 11 : 7); O ANJO DE JEOVÁ É REFERIDO COMO SENDO O PRÓPRIO JEOVÁ (GN 16 : 7,13 ;
18 : 1 , 2) QUE, PORTANTO, ASSUME FORMA VISÍVEL; AO ESPÍRITO TAMBÉM SE FAZ REFERÊNCIA
( IS 48 : 16 ; 63 :10 ). NO NOVO TESTAMENTO, OS ESCRITORES MENCIONAM JUNTOS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO, DE TAL MANEIRA QUE DÃO CLARAMENTE A ENTENDER QUE OS TRÊS NOMES, NO PENSAMENTO CRISTÃO, FICAM NO MESMO PLANO. ESPECIALMENTE EM MT 28 :19 ; 2 CO 13 :13 ;
EF 2 :18 ; 4 : 4-6; 2 TS 2 : 13,14 ; I PE 1 :2 .
TRATA-SE, EVIDENTEMENTE, DE VERDADE QUE TRANSCENDE NOSSA LIMITADA COMPREENSÃO E LÓGICA HUMANAS E A QUAL ALCANÇAMOS SÓ PELA FÉ. AS TENTATIVAS PARA RACIONALIZAR A DOUTRINA TEM PRODUZIDO ENSINOS CONTRADITÓRIOS. ANTES DE OS EXAMINARMOS, SERÁ ÚTIL OBSERVAR AS SEGUINTES VERDADES BÍBLICAS:
EMBORA SEJAM ATRIBUÍDAS ATIVIDADES DISTINTAS AO PAI, AO FILHO E AO ESPÍRITO, ESTÃO DE ABSOLUTO ACORDO EM PENSAMENTO E PROPÓSITO, LIGADOS PELOS MAIS ESTREITOS LAÇOS DO AMOR E CONHECENDO PERFEITAMENTE CADA UM A INTENÇÃO DOS DOIS OUTROS ( JO 5 : 19 - 23, 26,27,30;
17 : 21, 23). EM ALGUNS CASOS COMPARTILHAM AS MESMAS FUNÇÕES - O PAI E O FILHO SÃO O CRIADOR ( GN 1 : 2 : JO 1 : 1-3); O FILHO E O ESPÍRITO SÃO O CONSOLADOR ( JO 15 : 26 - 16 : 16; MT 28 : 20).
EMBORA NÃO HAJA ABSOLUTAMENTE NA SUA NATUREZA, DIFERENTES GRAUS DE DIVINDADE ENTRE OS TRÊS, HÁ, CONTUDO, DISTINÇÃO DE FUNÇÕES E NISSO O PAI É SUPREMO COMO A FONTE: DELE PROCEDEM O FILHO ( I JO 4 : 9,14) E O ESPÍRITO (JO 14 : 16,26), ESTE ENVIADO PELO FILHO DA PARTE DO PAI (JO 15:26).
ENSINOS HETERODOXOS
SABÉLIO, NO SÉCULO III, PARA EVITAR O QUE LHE PARECIA A NOÇÃO DE TRÊS DEUSES, ENSINOU QUE O FILHO E O ESPÍRITO SANTO NÃO PASSAVAM DE ATRIBUTOS, EMANAÇÕES OU MODOS APARENTES DE DEUS PAI. É O ENSINO CHAMADO SABELIANISMO OU MODALISMO. ÁRIO, ANTES DO ANO 325 QUANDO FOI CONDENADO, DEU MUITA ÊNFASE A PERSONALIDADE DISTINTA E SEPARADA DAS PESSOAS DA TRINDADE, COLOCANDO O FILHO EM PLANO INFERIOR AO PAI E NEGANDO A ETERNIDADE DE SUA CONDIÇÃO DE FILHO; ADMITIA A DIVINDADE DESTE EM SENTIDO SECUNDÁRIO APENAS. É O ARIANISMO OU SUBORDINACIONISMO. SÓCINO, NO SÉCULO XVI, E MODERNAMENTE, OS UNITARIANOS E SEITAS SEMELHANTES, TEM EM COMUM A OPINIÃO DE QUE O DEUS UNO É UMA ÚNICA PESSOAS; DAÍ, NECESSARIAMENTE ATRIBUEM A CRISTO E AO ESPÍRITO SANTO NATUREZA E POSIÇÃO INFERIOR Á VERDADEIRA DIVINDADE. É O SOCINIANISMO.
A DOUTRINA CRISTÃ, DE ACORDO COM AS ESCRITURAS, INCLUI ESSENCIALMENTE AS TRÊS VERDADES:
- A UNIDADE DE DEUS;
- A PLENA DIVINDADE DO FILHO E DO ESPÍRITO;
- A SUBORDINAÇÃO DO FILHO E DO ESPÍRITO AO PAI.
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